Juan Gris


Hoje vou falar sobre um dos meus pintores favoritos.
Juan Gris nasceu em Madrid, em 1887 e foi um pintor e escultor genial.
Tenho uma reprodução de um quadro dele que fica na parede, em cima do meu computador.
Sempre que paro e penso antes de escrever olho pra ele.
Ele fica ali, respondendo minhas perguntas.
O que consigo ver no meu quadro nada mais é do que uma mesa com uma tacinha, dessas de Bourbon em cima dela, um jornal, escrito "Le journal" ao lado e uma grande fruteira branca.
Nada disso é muito lógico porque o cara era cubista, de um movimento que se chamou
"cubismo sintético"
Tipo, pelo que eu entendi até hoje numa visitinha guiada em museu europeu, o cubismo sintético deu valor às cores fortes, buscou recuperar a imagem verdadeira do objeto retratado, valorizou as formas e as cores.

e eu simplesmente adoro várias das obras dele, e vou colocar uma preferida minha aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List