Luminarc, mon amour!




Nem sempre gostei de cerveja, na verdade até hoje não gosto.
Nem sempre gostei de vodka, na verdade só gosto hoje em dia.
Nem sempre gostei de cachaça, aprendi a gostar com meu vô.
Porém sempre gostei de vinho por graças a minha bisavó.

Minha bisavó gostava de uma tacinha de vinho tinto na hora do almoço.
E isso nunca teve nada a ver com o bem que se pode fazer ao coração.
Ela dizia que era na hora do almoço porque combinava com comida quente.
E que queria somente uma taça porque se fosse duas ela se embriagava.

Eu desde muito pequena sempre quis tudo o que ela queria.
Se ela comia bolo, eu queria bolo também.
Se ela bebia água, eu queria água também.
Se ela tomava um vinho, eu queria vinho também.
Minha mãe sempre cortava a minha vontade na hora com um mero "Mas!!!!!!!!"
Uma interjeição nordestina que eu sempre entendi muito bem pela intonação,
mas na verdade ela significa, "mas eu não estou dizendo que isso, que aquilo..."
um resmungo chato de gente mais velha, era o que eu interpretava.

Eis que minha bisavó me levava na cozinha escondida, colocava um dedo de vinho num
copo colorido (era meu copo na casa da Dona Nina...) e enchia de água com uma colher de açúcar... cortava uma maçã em cima bem fininha e mexia, mexia, mexia...


Dona Nina dizia pra mim baixinho "uma sangria".
Dona Nina dizia pra todos bem alto "um suquinho".

E eu sempre achei esse ritual muito mais subversivo do que tudo ali, porque além de eu ter um
drink com um gosto muito mais apropriado pro meu paladar infantil, eu também tinha umas maçãzinhas de bonus que caiam super bem com o gosto amadeirado e meio ácido do vinho e um monte de água que tornava tudo bem mais leve e saudável... e é claro... o nome da parada, era SANGRIA.

Sempre me senti um pouco anticristo, ou supercrista. Como queiram.

Hoje, eu adoro vinhos e essa lembrança me traz somente coisas boas, aromas: de cozinhas, de gente, de móveis, de cortinhas...
flashes: de mãos, de vestidos, de sapatos, de cachorros
dizeres...de tanta gente... foi fácil começar a gostar de vinho.

Esse post é para a Luminarc, que enfeita tão bem a minha mesa e que mostra tudo o que um bom vinho faz num bom almoço ou jantar.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List