Plantas - alecrim


Desde que comecei a estudar culinária percebi a grande
diferença entre uma receita com ervas ressecadas, e industrializadas 
e a mesma receita com as mesmas ervas frescas... parecem pratos
diferentes. Não acho nem um pouco ruim a comida com as ervas
secas, na verdade, até 2008 eu nem sabia distinguir uma da outra.
A partir daí eu comecei a aprender sobre o cultivo dessas plantinhas
e percebi que em Brasília, mesmo com o clima seco e quente, bem
frio nas noites de inverno, mesmo em uma kit sem varanda, plantar
alecrim me parecia fácil. Alecrim fica uma delícia com quase qualquer 
assado. Batatas, cenouras e cebolas assadas com alecrim salpicado 
por cima foi uma das minhas febres. Descobri o milagre do sabor
mais tarde também, em sopas e cremes - eu simplesmente sou louca
por sopas, caldos e cremes. Nos churrascos o alecrim aromatiza a 
comida, se jogado por cima do carvão. O ambiente mesmo muda de 
clima. Uma mistura da qual alguns não são muito fãs, mas eu sou super
é o alecrim junto com cominho, sempre nos assados de forno. Com
isso até a pimenta e qualquer tipo de sal ficam em segundo plano.
O alecrim também é usado como incenso em algumas religiões e cultos, 
além de trazer consigo o aroma romano das velhas cidades e povos,
por ser extremamente cultivado no Mediterrâneo.
Na medicina alternativa, o alecrim é amplamente utilizado no tratamento 
de pacientes que necessitam de cardiotônicos, estimulantes, anti-reumáticos, 
além de ser conhecido por resolver dores de estômago e azias, restituir 
a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. 
Também é famoso por auxiliar no alívio de tosses, bronquites, e problemas 
respiratórios. Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente 
de diabéticos e pessoas que têm dificuldades de cicatrização.
Na decoração de ambientes e paisagismo, feng shui e tradições milenares
orientais, o alecrim é usado não somente na aromatização do cômodo, 
mas frequentemente plantado na entrada das casas, com a função de proteger
o ambiente interno de energias externas.
Ou seja, resumindo, para "jardineiros" inciantes, o cultivo do alecrim, 
por qualquer motivo que seja, é um dos mais fáceis.

Comentários

Gaspa disse…
Gostei da pegada culinária =)
Eu tb tava pensando em fazer uns posts tipo larica total, dicas dos melhores produtos do mercado =P etc.

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List