persianas



Essa semana começamos a mudança e também
os acertos finais do apê novo. Eu tenho uma paixão
por persianas de alguns tipos e resolvi fazer um post
para falar sobre isso. As minhas preferidas são as
verticais bem simples, de preferência sem cortina, por
dois motivos: primeiro, eu sou alérgica e cortina é mais
difícil para manter o alérgico são do que a persiana sozinha... 
já tive algumas experiências frustradas com cortinas anti-ácaro
e tudo mais, quase nada dá muito certo para mim quando
tem que ficar na corrente de ar... que triste!
E em segundo lugar porque eu acho que a persiana sem a cortina
dá um ar mais contemporâneo e urbano para a casa ou
o apartamento. Os padrões eco-design para persianas estão 
cada vez mais visados, por motivos óbvios e além disso,
são os meus preferidos, e eu vou começar falando das
persianas verticais, que são minha preferência-mor.

As persianas verticais são famosas na decoração 
por se diferenciarem dos modelos clássicos horizontais levando
aos ambientes um aspecto hiper discreto e elegante, com suas
várias opções de cores e modelos.

As mais fáceis de achar são de padronagem natural,
sendo as mais comuns confeccionadas com fios de juta,
misturados com poliéster e alguns materiais resinados.
São muitas configurações diferentes nessas naturais,
mas quase todas são lindas de morrer!

A maravilha na instalação é que o preço não varia se
a pessoa opta por persianas que abrem no meio, como
cortinas de teatro, ou se abrem de um lado só, da
esquerda para a direita, ou o contrário. Fica a critério do
dono da casa. 


Esse estilo é o que eu mais gosto, com os fiozinhos mais 
escuros cruzando o padrão mais claro e ficando uns
fiapinhos de fora. Acho lindo! 
As lojas trazem tanta variedade que fica difícil
escolher. É importante pensar bem na mobília que vai 
entrar no ambiente para pensar nas melhores misturas
de cores, materiais e tudo mais.


Essa mais arrumadinha dá um ar mais sóbrio do
que a anterior, a cor dela vai bem com quase qualquer
cor de mobília e tinta de parede e é um charme!


Para quem quer tudo bem clarinho, bem iluminado
e refletindo a luz, essa é uma ótima opção, ele é um branco
como a tinta "branco gelo" para paredes brancas, tem algo
de cinzinha claro no meio que eu adoro!
Se o lugar onde a persiana vai ficar é muito quente e
bate muito sol, é importante também escolher um material refletor
para o lado de trás das palhetas, faz toda a diferença e a cor
do material refletor pode ser escolhida para combinar bem com 
a parte da frente.


Uma coisa que não tínhamos nas persianas da kit, que agora temos
são os "bandôs", que fazem toda a diferença na hora do
acabamento da persiana instalada. Além de proteger a estrutura de
metal lá em cima de quaisquer acidentes, ficam muito lindos em
quaquer persiana. Eles podem ser de PVC, alumínio pintado
ou revestido em tecido.


Uma coisa na qual deve-se pensar na hora de escolher a persiana
é se as palhetas vão ser interligadas ou não. Se o material for bastante resistente
e consistente, e não entortar com a luz do sol, a seca (afinal, moramos no
cerrado), ou com água da chuva - acidentes acontecem... não há
necessidade de se usar nenhuma ligação. Porém, se o material da persiana
é frágil, sofre mudanças ou amassa fácil, essa correntinha acima
costumava ser a minha preferida. Em primeiro lugar pela estética.
Tem coisa mais linda do que uma corda de bolinhas pequeninas e
alinhadas? Parece um colar de pérolas. Hoje em dia, não escolho mais
esse tipo de corrente, porque elas quebram e eu não consigo
consertar sozinha. É necessário chamar o técnico de onde
a persiana foi comprada. E ele também não "conserta", ele troca a parte
quebrada por outra correntinha da mesa cor. Isso às vezes dá uma
diferença de tom muito sutil porque se a sua corrente tá velha e
mais perolada do que branca por causa do uso... vai ficar diferente!
Por isso, em termos de praticidade, facilidade na manutenção e
preço, eu recomendo a correntinha de aço inox anti-oxidante, como
na imagem abaixo.


Hoje em dia tem várias cores para essa correntinha, já vi pessoas
colocarem a persiana vermelho cereja com a corrente verde claro
para montar um visual pop-art! Acho que fica bonito, tudo depende
do gosto de quem decora, e qual estilo a casa tem.

Publicar postagem
Enfim, para resumir toda essa ladainha aqui,
a iluminação com a persiana vertical é 100% controlada
e o visual é maravilhoso, e como diria meu amigo
Gaspa, "o custo-benefício" é um dos melhores
da atualidade!

Comentários

Gaspa disse…
Nada como controlar a luminosidade! E digo mais, sou contra os blackouts. Mas bom mesmo é janela aberta e ventania dentro de casa =)
Dandalunda disse…
Concordo plenamente! Mesmo quando o ambiente é um home theatre e mesmo sendo o melhor material para alérgicos, acho blackout coisa para não se ter dentro de casa. Talvez num estúdio de fotografia não fique tão sem charme!

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List