Dickens



Depois de fazer partes de alguns WEBINARS de ELT
tive a oportunidade de acompanhar ao vivo, 
um dos eventos internacionais em homenagem
ao grande Charles Dickens enquanto meus colegas em
Brasília, em outras cidades e em outros países pudemos
trocar impressões no twitter, simultaneamente ao evento,
cada parte da interpretação de Jeremy Harmer,
um dos melhores palestrantes, teóricos e referências atuais da minha área (ELT),
acompanhado pelo brilhante Steve Bingham ao violino.
Harmer interpretou com muita profundidade e
precisão vários dos inúmeros personagens de Dickens,
às vezes eu tive de fechar os olhos para poder
viajar melhor nas histórias e visitar antigos cenários e personagens.
Foi simplesmente esplêndido.
Hoje estava pensando melhor na minha experiência de
participar desses webinars...
realmente me sinto como se tivessem desenhado
esse tipo de video-conferência especificamente para mim.
Se tem uma faceta da internet com a qual
me identifiquei 100% foi a de participação em eventos internacionais
através da web, comentando, aprendendo e trocando
com pessoas do mundo inteiro, ao mesmo tempo. 

Esse evento que aconteceu ontem às 17 foi gravado e
é só clicar e esperar começar para assistir,
para quem ama Dickens e consegue viajar através
da leitura em voz alta, da interpretação de personagens,
da vocalização de narrativas e poesia...
 com Dickens é impossível não se sensibilizar,
não sentir o cheiro de Londres poluida, gosmenta e molhada,
o industrialismo e o pós-industrialismo e toda a desgraça de
algumas pessoas que sofreram muito com a
não adaptação das condições da época...
suas palavras transmitem um realismo muito próprio,
muito autêntico, realismo no sentido mais livre da palavra. 

Com vocês, a homenagem a esse ser imperdível,
um dos poucos que conseguiu reconhecimento
em sua época retratando gente.
 E muita gente pobre. Com muita sensibilidade:

(é só clicar)

- Quadro: Dicken's Dream by Robert William Buss -

(essa imagem me lembra a hora de escovar os dentes...
aqui estão os personagens de Dickens
saindo de sua imaginação e povoando
o seu quarto de estudos,
quando eu tinha mais ou menos uns quatro anos
meu pai colocava pasta de dentes
na escova dele e na minha bem rápido
quando estávamos atrasados e me colocava no colo
e nós escovávamos os dentes
juntos olhando esse quadro enquanto
minha mãe arrumava as coisas na pressa, 
ele parece ser infinito,
até hoje eu vejo detalhes que nunca tinha visto)

Hail, Dickens!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List