Fernando Pessoa - Magnificat


Magnificat é o único poema que diz bem como eu
me sinto hoje à noite, virando acordada, escrevendo
meu paper para o debate de amanhã... Magnificat me
lembra (e sempre me lembrou) Cat Stevens, por causa
de Majikat, um cd que eu sempre amei... ah, Cat Stevens...
Mas hoje não é isso que eu estou lembrando, estou
lembrando do poema do Pessoa, aquele poema de se
sentir quase anestesiado do tempo que você quer que 
passe... tudo que me interessa está deitado na cama
no quarto ao lado, e eu estou onde agora trabalho...
e tudo o que eu tenho que fazer é escrever umas 7 
singelas e atraentes páginas... sobre aqueles 2, os
dois textos (Butler & Flax) que li essa semana, que 
dialogam tão bem entre si, criticando o pós-modernismo
nos campos da crítica, da teoria literária e da filosofia
(e o tiny little room que ele deixa para o feminismo SER).


Bem,  aqui vai o lindo poema do Pessoa:
é claro que pela personalidade da voz,
percebe-se que o heterônimo que vos relata
 a minha agonia, é o grande Álvaro de Campos:



"Quando é que passará esta noite interna, o universo, 

E eu, a minha alma, terei o meu dia? 

Quando é que despertarei de estar acordado? 

Não sei. O sol brilha alto, 
Impossível de fitar. 
As estrelas pestanejam frio, 
Impossíveis de contar. 
O coração pulsa alheio, 
Impossível de escutar. 
Quando é que passará este drama sem teatro, 
Ou este teatro sem drama, 
E recolherei a casa? 
Onde? Como? Quando? 
Gato que me fitas com olhos de vida, que tens lá no fundo? 
É esse! É esse! 
Esse mandará como Josué parar o sol e eu acordarei; 
E então será dia. 
Sorri, dormindo, minha alma! 
Sorri, minha alma, será dia!"

(Fernando Pessoa, na voz de Álvaro de Campos)
(7/11/1933)

O mais engraçado de toda essa loucura que estou
sofrendo agora noite adentro de tanto sono...
- lembrando que estou resfriada, com cólica,
e trabalhei muito hoje e corrigi muitas provas - 
é que eu me lembrei do dia que aprendi o maior
significado de Magnificat: o canto da liturgia cristã.
Nossa... que loucura tudo isso... agora de tão
numb que eu to... só me resta sorrir e lembrar do
último kat da lista, o kitty kat



(Magnificat = canção de Maria)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List