ABCI 2012


Foi tudo de bom! Uma coisa pra mim ficou muito clara por lá:
Os melhores profissionais são com certeza os mais motivados,
não os que têm melhor formação, ou o maior currículo, ou a
maior carga horária, ou o cargo mais alto, o melhor salário. 
Não adianta, motivação, o cara pode começar a carreira dele
lá de baixo, pode ser o funcionário mais mal pago, se ele tiver 
motivação, ninguém segura esse cara, ele vai ter idéias, e vai
pensar muito nelas, o tempo quase todo, eu me arrisco a dizer.
O funcionário motivado pode voar dentro de uma empresa e 
resolver problemas que talvez nem sejam da sua alçada, e por
causa da motivação. Motivação é diferente de ganância. Muito
diferente. Uma coisa não necessariamente exclui a outra, mas a
motivação movida pela ganância é tão transparente que chega
a ser ridícula de tão óbvia. Mesmo o melhor dos atores não 
consegue passar despercebido. Ele vai ser visto porque vai 
ser um pouco egoísta. Nesse evento, eu assisti muitas palestras
de ELT e EFL, e dá pra perceber um brilho no olhar de quem 
fala sobre alguma coisa com motivação altruísta, com vontade 
de ensinar. Essas são as pessoas que motivam os outros, essas
são as pessoas que plantam idéias e renovam atitudes na sua platéia. 
Minha apresentação foi muito boa, me senti segura na
medida do possível, e as pessoas que me assistiram foram de
novo muito amáveis, fizeram perguntas interessantes e vieram
para a frente no final para pegar o meu contato por escrito, eu
tinha colocado todos os meus contatos (Facebook, Twitter, mail)
no último slide, mas elas quiseram vir me dar os delas. Apareceu
uma proposta enorme, para o meu projeto. Estou com a cabeça
a mil. Estou renovada. E tão cheia de idéias que eu não consigo
nem descansar direito enquanto durmo, meus sonhos estão
acontecendo na escola, com alunos fazendo coisas mirabolantes.
Realmente valeu demais ter ido lá. Isso sem falar de Sampa...
Mas deixa a cidade para outro post. Thank you, ABCI.
http://www.abci2012.com.br/


Comentários

Bibi disse…
Parabéns, Nina! Realmente é notável quando alguém trabalha motivado, principalmente em sala de aula onde o contato com os alunos é tão próximo. Minha orientadora sempre dizia "vá a congressos, ouça tudo que puder, aprenda muito, faça contatos." É isso, congressos servem para a gente "dar cara ao tapa", muitas vezes a gente não ganha tapas e sim muito carinho e reconhecimento, ambos são importantes em qq carreira. Eu aprendi muito nos eventos, aprendi a deixar arrogância academica de lado, e deixar a mente livre para escutar outras vozes.
Beijos e desejo mais boas experiências academicas p/ você :)
Dandalunda disse…
Pois é, cara, eu achei que não ia dar conta desse semestre, perdi váááárias noites escrevendo os artigos e resenhas semanais, e o meu mestrado é em literatura, mas apareceu esse congresso de linguística aplicada, que é a minha área de atuação profissional mais direta. Eu fiquei em dúvida quando fui decidir fazer a seleção e voltar a estudar porque o mestrado em linguística aplicada era teoricamente o que eu "deveria" fazer, se quisesse complementar meu currículo profissional, mas aí... acabei pensando que se fosse para fazer alguma pesquisa e publicação, que fosse na área que sempre meu deu mais prazer, de todas as 3 (linguística sempre foi uma paixão, mas LA foi a carreira que eu quis seguir no mercado e literatura sempre foi minha maior paixão das 3) escolhi literatura e desenvolvi um projeto na minha escola de uso de literatura no ensino de linguas, acabou crescendo, outros professores da escola aplicaram em suas turmas, aí eu pensei "por que não apresentar no congresso?"... tipo, teoricamente, porque eu não teria tempo de ler a teoria da LA pra determinar o viés do projeto e sustentar ele academicamente... ah! mas se eu pensasse em tempo, eu não teria feito nada. Foi assim, graças a Deus, deu tudo certo. E eu fiquei realmente impressionada com os outros palestrantes, muito bons mesmo! Obrigada pelo feedback e comentário. Hope everything is alright in your side of the planet =)

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List