Labor, em português


Esses dias eu estava pensando muito sobre TRABALHO,
mais precisamente sobre o que é o meu trabalho e meus sentimentos
em relação a ele. Logo fiquei curiosa pra saber sobre outras pessoas,
suas relações e compreensões em relação ao seu próprio trabalho.
Bateu uma vontade monstra de fazer essa pergunta para o maior número
de pessoas que eu conseguir. E logo depois eu quis que algum instituto
de pesquisa realizasse essa pesquisa com todas as pessoas do mundo, mas
logo fiquei triste porque eu não conseguiria pagar nem por uma pesquisa
no meu próprio condomínio hahahahaha

Em seguida me veio um pensamento interessante: pensei sobre a
diferença entre os sentimentos que me causam as palavras LABOUR
e WORK, em inglês. São sentimentos diferentes. Work me remete muito
mais à tarefas, a verdadeira práxis do trabalho. E Labour me transmite
uma grandiosidade muito maior, como se dentro desse conceito coubesse
a minha missão de vida. Eu sei que normalmente quem fala de MISSÃO
é uma galera mais conectada com a própria religiosidade ou espiritualidade
do que eu, mas eu acredito que a minha missão está na sala de aula. Acredito
nisso por causa de como me sinto.

A profissão de professora me realiza num nível que muitos considerariam
espiritual. Digamos, para ficar mais fácil, que eu me sinto plena numa escola,
por causa das coincidências que vieram até mim, por causa das pessoas que
me parecem ser muito mais fantásticas no trabalho, meus colegas de profissão.
E pelos alunos que vêm parar nas minhas mãos. Sinto algo de mágico nessas
relações, o quanto meus alunos me fazem pensar, me desenvolvem, o quanto
eles me mostram perspectivas que eu nunca alcançaria sem eles. E o quanto
eu algumas vezes contribuí, o quanto resolvi algumas confusões, e o quanto
nem sempre foi sobre inglês. Pra mim parou de ser trabalho. Virou missão.

Eu sinto uma necessidade muito grande de que o clima esteja bom no meu
trabalho. É como se eu trabalhasse muito melhor quando as pessoas estão se
dando super bem e estão felizes e realizadas. Aposto que tem gente que é mais
independente do que eu nisso. Eu queria saber de todo mundo. Queria só ouvir
as pessoas falando da própria relação com seus trabalhos. Por mais profundas ou
superficiais que elas possam ser... queria muito...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List