Emprego novo!!!


O Projeto

“Ler e escrever brincando: oficina de leitura e escrita criativas para crianças dos 09 aos 12 anos” é um projeto do Sebinho selecionado pelo programa de apoio a pequenas livrarias do Ministério da Cultura – MinC. O projeto, que teve início no segundo semestre de 2012 e deverá ser concluído no final do primeiro semestre de 2013, inclui uma primeira etapa de organização e abertura de debates sobre o tema com a sociedade; uma segunda etapa de oficinas com as crianças, a partir da intervenção de professores e artistas; e uma terceira etapa, destinada à publicação dos textos produzidos, da exposição pública dos trabalhos artísticos elaborados nas oficinas e das conclusões dos organizadores sobre os resultados obtidos.
Para isso, contaremos com a presença de professores, escritores e colaboradores vinculados ao universo literário em variados gêneros e formas, com ênfase para a poesia, o conto, o teatro e a história em quadrinhos. A proposta é envolver crianças maiores de 09 anos – moradoras e/ou estudantes das regiões circunvizinhas ao Sebinho e demais lugares da cidade – e já alfabetizadas, na leitura e escrita de textos diversos. Pretende-se inserir também o uso de computadores em alguns dos exercícios escritos, tomando-se o cuidado de ensinar noções básicas de computação para as crianças que tiverem dificuldades com o uso da tecnologia, e dar uma destinação ao material produzido pelos participantes, através de um livro a ser lançado no Sebinho em evento especial no final do processo, e através de uma exposição pública dos trabalhos. Outras atividades previstas na proposta são a realização de um colóquio sobre leitura para crianças e jovens, com renomados estudiosos da cidade, e o envolvimento dos familiares em atividades específicas.
Objetivo
A oficina tem como objetivo principal fazer com que as crianças, por meio de jogos e brincadeiras que auxiliem no desbloqueio criativo e a partir da leitura de textos de gêneros variados (poesia, conto, teatro – e outras formas simples vinculadas à oralidade, como o chiste – e a história em quadrinhos – com a apresentação de recursos próprios da ilustração e de outros elementos visuais), possam exercitar a escrita e, assim, se transformarem em leitores mais completos. A oficina se fará acompanhar de uma programação cultural voltada para o tema, o que possibilitará o debate com os pais e com a comunidade sobre a formação do leitor, a qualificação dos profissionais envolvidos em mediação de leitura e escrita criativa, e, o mais importante, o envolvimento dos pequenos escritores-artistas em várias fases da produção de um livro.
Minha parte
BOM, explicando melhor como tudo isso apareceu na minha vida, o projeto de literatura com imersão digital que desenvolvi com meus alunos da Cultura Inglesa teve repercussão e o Sebinho me convidou para que eu conduzisse duas turmas do Ler e escrever brincando para me conhecer melhor. Não preciso dizer que o Sebinho é um dos meus lugares preferidos de Brasília, e que lá eu fiz 3 cursos maravilhosos (literatura russa, teoria e crítica literária e agora estou estudando no de escrita criativa), comprei e vendi muitos livros e ainda conheci pessoas fantásticas. O lugar é simplesmente apaixonante. Não saí do meu emprego antigo até porque o projeto acontecerá em temporadas, mas adicionei mais esse ao antigo porque é mais uma motivação.    =)
Hoje ele não é mais um sebo, já um dos principais centros culturais da cidade. Até lá e boa leitura!
Para quem não conhece o estabelecimento e o que ele propõe, visite:

Comentários

Adélia disse…
Eu acho isso o máximo! Tenho até hoje um livro em que uma poesia minha foi publicada. Eu estava na 6ª série e isso de fato foi um elemento motivador na escolha do meu curso na graduação!

Parabéns pela conquista e se eu tivesse um(a) filho(a) certamente queria que estivesse contigo nesse projeto!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List