Terceira reflexão pós-cinzas



Maturidade na fé

Um objetivo espiritual é diferente de uma meta pequena atingível,
alcançar maturidade na fé não é necessariamente um real objetivo
para os fiéis, mas ela acaba acontecendo para os que acordam
e dormem todos os dias tentando ser melhores com os outros e
pacientes com seus tropeços, na última missa me vieram alguns pensamentos.

O que vivo hoje me fortalece agora, estar rezando com centenas de pessoas
que rezam e cantam e voz alta fortalece minha fé e rega meu coração
com um sentimento de alívio, gratidão e alegria.

Fiquei pensando que quero sentir o que sinto hoje espiritualmente até
o fim da minha vida, seja esse fim quando for e como for... e me deu vontade
de um dia poder viver maturidade na fé.

Quando me refiro à maturidade na fé, eu penso em um conceito muito
definido na minha mente: INTEGRAR NA FÉ A VIDA PSÍQUICA,
A AFETIVA, A EMOCIONAL, A SOCIAL E A ESPIRITUAL. Madura
na fé e ainda em serviço dos excluídos, se possível mais que hoje no grupo.
O abismo que devo tomar cuidado na caminhada, além de ter paciência
quando minha fé não estiver como ela está hoje (sonhei mais de 15 anos
em encontrar a fé como a vivo hoje), conheço a fragilidade do momento.
E, sem sombra de dúvida, o maior de todos os abismos que um fiel pode viver
além da perda da fé e da desesperança e perda de força, persistência e resiliência,
é o fanatismo religioso. Quero até o fim ser capaz de comungar o amor pleno
e verdadeiro com amigos de outras religiões e ateus, agnósticos, etc, sinto amor
imenso e vontade de estar perto com semelhantes mas tanto quanto com diferentes.
Existem pessoas que vivem a vida toda numa paróquia sem somar, apenas
criticando as diferenças e os comportamentos dos outros. Rezarei essa
semana inteira para que eu não perca a tolerância, e que um dia eu possa ter
a maturidade espiritual... chegar num nível de anos de experiência espiritual:
INTEGRAR MINHA VIDA E MINHA FÉ EM OBRAS DE SERVIÇO

Sei que sirvo pela minha profissão, mas ao entrar pra Pastoral dos Vicentinos,
percebi que o mundo é maior e somos tão pequenos... Mas somos tantos e
crescemos rápido. e governantes que prestam desserviços e prejuízos não
nos conhecem e agimos no silêncio diário, somos difíceis de interromper.

O voto é distante e temos sempre os 4 anos que o alonga para agir contra ou
a favor da corrente. Na atualidade, mais contra do que nunca. Ação e imaturidade
espiritual são minhas companheiras hoje, sem experiência e uma pressa de agir,
caminho nessa quaresma aos tropeços, mas com esperança e confiando na estrada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List