serigüela




geeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeente!

comprei serigüela pra todo mundo hoje!

no caminho do condomínio pro trabalho sempre paro num mesmo semáforo.

quase todo dia eu encontro o cara da fruta.

ele vende frutas maravilhosas, deliciosas, suculentas e o melhor:

tchananananananananananaaaaaannnn!

ORGÂNICAS!

hoje comprei uma redinha de serigüelas, uma fruta que me remete à minha infância.

às minhas sagradas férias de 2 meses ao ano em Recife!

3 míseros reais pra uma rede cheia de serigüelinhas madurinhas deliciosamente doces.

cheguei no trabalho, lavei e deixei lá na copa à disposição.

já ta na metade!

uns chegam e gritam "Serigüeeeeeeeeeeeeeeeeeelas!

outros falam "eiita, que isso? é fruta?"

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!

mas a questão é, até agora ninguém disse que é ruim.

=)

acho que foi um sinal dos céus pra eu não me preocupar em perder o espírito mágico das férias!

=)



pra quem não conhece, vai aqui um pouquinho dessa fruta:



Serigüela, cirigüela ou ciruela (Spondias purpurea) é o nome de uma árvore das anacardiáceas e também do seu fruto. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até 7 metros. Originária das Américas (Central e do Sul), é bastante comum na Região Nordestina do Brasil.



Serigüela encontra-se no sul do
México, América Central, Antilhas, Brasil (Cerrado e Caatinga), do nível de mar a 1200 metros de altitude. Tem ocorrido exemplares desta árvore em cidades do estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, sendo encontrada inclusive no paisagismo. Há diversos exemplares da fruta vermelha em chácaras do Distrito Federal. A região sul do Ceará é hoje a maior produtora de serigüela no Brasil.



Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Está adaptada a solos fracos e com baixa
pluviosidade. Sendo lavoura permanente, e de uso pouco difundido, não há apreciação econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações.
A serigüela dificilmente se propaga por
sementes, sendo multiplicada por estacas de 30 a 50 cm de comprimento e de 7 a 12 centímetros de diâmetro.



O seu consumo é feito de diversas formas, desde in natura até na confecção de sucos, sorvetes e doces. É rico em
carboidratos, cálcio, fósforo e ferro, a cirigüela possui ainda outras vitaminas como A, B e C. É eficaz contra anemia, inapetência e a diminuição dos glóbulos brancos.

Comentários

Bibi disse…
Eu gosto de Graviolaaaaa :P
By the way, escrever graviola no msn é treta, todo mundo leu "grávida" :/

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List