perdão


"O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.


O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada. É normalmente concedido sem qualquer expectativa de compensação, e pode ocorrer sem que o perdoado tome conhecimento (por exemplo, uma pessoa pode perdoar outra pessoa que está morta ou que não se vê a muito tempo). Em outros casos, o perdão pode vir através da oferta de alguma forma de desculpa ou restituição, ou mesmo um justo pedido de perdão, dirigido ao ofendido, por acreditar que ele é capaz de perdoar.


O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.
Existem religiões que incluem disciplinas sobre a natureza do perdão, e muitas destas disciplinas fornecem uma base subjacente para as várias teorias modernas e práticas de perdão."


Encontrei essa definição de perdão e gostei muito porque ela é simples e resume bem o que eu estou sentindo e o que eu quero pra minha vida. Perdoei uma pessoa na minha vida, a única de quem eu tinha raiva, a única de quem eu lembrava e me vinha um enjôo. Agora não me vem mais. Na verdade, foi uma necessidade minha perdoar, ter raiva de alguém é muito ruim e faz muito mal, me fez muito mal sentir ódio, sentir uma coisa ruim no peito, um nó na garganta, um embrulho no estômago... me FEZ MUITO MAL. E eu sei que eu fui responsável por esse sentimento porque ele era meu e morava dentro de mim. Ele me causou desânimo, dor, tristeza e muita energia negativa. É triste a realidade, mas a verdade é que a gente só perdoa quando percebe que tem necessidade disso, quando percebe que o perdão auxilia na saúde física e mental.


Não sei se essa pessoa algum dia vai saber do meu perdão, mas se souber quero que entenda que não espero nada, nem nunca esperei, sei muito bem onde errei e dividi meu erro com muita gente, com muitos amigos, com minha família, nunca não assumi meu erro. Quero também que saiba que eu sei que perdoar não é obrigação de ninguém, que eu errei e que quando se erra consciente do erro, não há como se esperar perdão. Não espero o perdão de ninguém, e perdoar é difícil, me custou alguns anos, e eu gostaria de ter conseguido perdoar antes. A gente fica cego de raiva, a IRA confunde a gente... a gente não entende que perdoar não tem nada a ver com religiões humanas, como se ouve. Tem a ver com necessidade cósmica, com produzir a energia certa de acordo com as energias que a gente recebe do universo.


Eu acreditava que eu tinha que ter raiva dessa pessoa e que era certo isso porque a pessoa tinha feito coisas que eu detestaria em qualquer um, mas isso não tem nada a ver. A minha vida tem tudo, tenho energia forte e positiva fluindo da minha família, dos meus amigos, do meu amor, do meu trabalho, tenho energia positiva vindo das plantas, dos animais, do vento, do sol, da chuva, da luz, do escuro, do silêncio. Essa pessoa também tem, todo mundo tem direito a isso, e isso é ofertado a muitos. Somente percebi que não posso contribuir com uma mágoa tão dolorida, com uma raiva tão aguda, sendo que o universo me ofertou tanto de bom. Quero ofertar coisas boas ao universo, nunca mais quero sentir mágoa dessa pessoa, e escolho nunca mais magoá-la. E escolho me arrepender da mágoa e aprender com o meu erro. É um longo trabalho. É difícil e exige humildade, exige perseverança, exige sobreforças e exige amor.


Não somente o amor romântico, não somente o amor dos meus pais, o amor fraternal dos meus amigos. Quero ofertar o amor-positividade. E ele vai chegar ao seu destino. Uma vez li num email que eu deveria acender uma vela pra mim mesma, porque eu estava precisando. Pensei a respeito disso, meio incrédula, rindo da ironia... e pensei, "e se eu acender uma vela pra mim de verdade?" Acendi, e me dediquei a pensar em tudo o que eu estava precisando. Nunca tinha acreditado no poder de uma vela de forma tão científica. Eu tinha me decidido a ficar somente com uma pessoa, e assumir meu amor pra ele. Pensei que eu queria que ele também se decidisse, entre todas as 4 pessoas com quem ele se relacionava, praquela confusão de pessoas acabar, e ele se decidiu. Pensei que eu queria me formar logo no segundo curso, porque não estava mais aguentando ir pra UnB, eu queria somente trabalhar. Consegui me concentrar e fazer tudo certo daquela vez. Formei de novo e foi ótimo. Pensei que eu queria que o relacionamento com meus pais mudasse pra melhor, pedi força. A força veio. Meus pais são hoje meus melhoresa amigos, meus protetores, meus anjos e professores. Tudo em tão pouco tempo.


TUDO O QUE EU PEDI às forças me foi oferecido. TUDO. Alguns me disseram, "seu santo é forte, hein?" Outros me disseram, "Nina, seu anjo da guarda é poderoso." Outros me disseram, "quero te levar no meu culto, os entes que te acompanham são muito fortes e querem te dar tudo o que vc pedir."... que que se faz numa hora dessas? Eu só ouvia, não sabia interpretar.


É incrível como os seres humanos definem de forma diferente nas religiões o que eles todos vêem na espiritualidade. Aconteceu agora que eu to numa fase que num tem nada que eu quero muito, se ficar tudo como tá, pra mim tá bom. Quero ser uma fonte de energia mais altruísta agora, quero que o cosmos receba só sentimento bom meu, nenhuma mágoa, nenhuma dor, nenhuma raiva. Se essa pessoa nunca me perdoar, é porque a raiva dela nunca fez mal a ela mesma, ou seja, talvez a raiva dela tenha sido menor que a minha, ou tenha sido uma indiferença. Porque não tem jeito, se a raiva faz mal a quem a sente, o único caminho é se livrar da mágoa, é perdoar também.


Eu sei que errei porque senti raiva, senti ódio, nunca me isentei nem me isentarei da culpa.

eu te ofertarei a paz, eu te ofertarei a paz e nunca mais a guerra.
não importando o que será feito com isso.

E assim será.

Comentários

Gaspa disse…
Adorei o texto =) Você é foda!

Ah, o tempo ajuda muito... Porque será que as coisas que ficam depois de um tempo são as que ficam? Esse processo é engraçado né, de digestão de sentimentos. Somos seres ruminantes.

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List