Cheiro de férias


Com a jornada dupla de trabalho e estudo novamente
durante mais dois anos, algumas vezes eu entrava de 
férias de um ou do outro e continuava sem a sensação
de realmente ESTAR de férias, parecia que eu continuava
de alguma forma cheia de prazos, compromissos e coisas
para fazer, e em momento algum o verdadeiro ÓCIO me
alcançava. Isso sem falar quando juntava às duas coisas
mais pendências domésticas, aquele monte de coisas que 
às vezes a gente simplesmente tem que consertar tudo no
mesmo mês. Aí pra piorar o estresse e o medo de perder
algum horário importante, só se no meio de mais isso 
chovesse um monte de consultas médicas de rotina ou de
algum tratamento importante. Enfim, agora tá bem diferente.
Ta beleza, estou no final da gravidez, Ok, isso cansa pra
burro fisicamente. Mas esse recesso de Natal e de Ano Novo,
estou podendo fazer as duas coisas que mais gosto de fazer
quando viajo para relaxar totalmente em algum lugar que já
conheço de cabo a rabo: Recife, Pirenópolis, Chapada dos 
Veadeiros... - NADAR E TOMAR SOL - 
Quando simplesmente não há hora para acordar, e você 
acorda relativamente cedo porque seu corpo é amante das
manhãs... e seu único compromisso do dia é escolher onde
vai tomar sol e onde vai nadar... aí o seu dia-a-dia realmente
se tornou FÉRIAS. Digo isso porque eu AMO viajar e parte
disso tem a ver com os aromas. Engraçado isso de como o 
nosso cérebro registra lembranças e fragrâncias associadas.
Um dos meus cheiros de férias, junto com uma boa brisa e 
um sol de céu azul bem aberto é o cheiro de filtro solar.
É incrível, estou com cheiro de filtro solar todos os dias, 
que delícia, estou exalando férias pra cima e pra baixo da
minha cidade. Repentinamente, me pego com saudade de 
quando não puder mais fazer isso diariamente, assim como
sinto saudades do lugar pra onde viajo, antes mesmo de voltar
pra casa... Estou com essa sensação de que estou de férias, 
meu novo perfume é o cheiro clássico de filtro solar desses
bem cheirosos, e minha nova bebidinha diária obrigatória é
a água de coco. Tudo isso em dias iluminadíssimos, repletos
de serotonina, vitamina D, melatonina, ou seja, um soninho 
bem gostoso, e muito alongamento e zero impacto em todos
os movimentos de todos os meus músculos dentro da água.
Eu preciso me lembrar disso: amo viajar, mas quando eu não
viajar e tiver de férias e quiser sentir as férias, ou quando eu
não estiver de férias, mas quise ter a sensação de estar de 
férias, mesmo assim... Simplesmente preciso de umas duas 
horas por dia selecionadas, uma para o sol e outra para a água.
Preciosidades facilmente alcançáveis em vários lugares da
minha cidade, em qualquer época do ano. 
Em Brasília, estamos no verão, que supostamente, deve chover
no Planalto todos os dias, até mesmo para repor a água da época
da seca (inverno/Julho). Tem chovido, é verdade... mas a maior parte
das chuvas pós-natal e início de ano tem ocorrido à noite, mais
precisamente de madrugada.
Para mim, nessas férias, eu simplesmente to associando até os
odores ruins à reação que tenho quando estou viajando. Sabe quando
a gente ta passeando numa cidade em viagem, desvendando cada
rua, descobrindo os barulhos das ruas, a língua ou sotaque local,
sentindo um vento novo, ou a falta dele, um calor ou um frio na
pele que você ainda não conhece direito? Pois é. Eu passei uma 
tarde dessas desse novo janeiro por uma poça d'água cheia com
um cheiro muito ruim. Eu tava atravessando a rua. Eu senti uma
alegria tão grande de perceber que o cheiro ruim, daquela poça, 
uma poça imunda tão familiar, da minha cidade, fácil de encontrar
em qualquer dia do verão em Brasília, me causou uma sensação 
de poça nova em cidade nova, em viagem... eu legitimamente 
ESTOU DE FÉRIAS. Uma alegria imensa de reencontrar uma 
sensação de carpe diem ébria, de pura curtição, em pleno final
de gravidez, em plena época que é, de acordo com as gestantes,
A ÈPOCA de ansiedade mor, agonia e angústia. 

Simplesmente, o que me invade agora é outra coisa, é o geladinho
do picolé, é o bronze, é o barulho das águas do lago, é o mergulho,
é a garça que só chega perto voando, em pouso, jamais.
É a água de coco, o sol de rachar, a chuva refrescante de noitinha,
os beijos jovens de língua no meu amor, a alegria de estar viva.

Viva la vida! Aproveitar a vibe enquanto durar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barrabás - "A Casa dos Espíritos" (Allende)

Check List